Em 2017, em convite para a conferência sobre diversidade realizada naquele ano e promovida pela Wikimedia, John Andersson (Diretor Executivo – Wikimedia Suécia) reforçou a preocupação coletiva do Movimento em alcançar a diversidade nos projetos online ligados à Wikipédia, a enciclopédia gratuita disponível na Internet.[1] Esse evento de 2017 foi fundamental porque tornou evidente a importância da inclusão do maior número possível de indivíduos, comunidades e conhecimentos de origens variadas nas diferentes frentes de ação que alimentam a enciclopédia livre.[2]
Um dos aspectos mais interessantes, ligado aos desafios e objetivos lançados por ocasião do evento, ocorrido sete anos trás, é a constatação de que enfocar a diversidade a partir de diferentes aspectos, como as diversidades ligadas ao gênero, às diferenças físicas e mentais e às variações linguísticas, geográficas e étnicas nos faz perceber o quanto estamos, nas nossas singularidades, incluídos em um mundo de conhecimentos que só podem ser plurais se assim o forem desde o seu processo de produção e busca por fomentos para sua realização.
Apesar de ser um dos dez sites mais acessados no mundo,[3] a Wikipédia ainda trabalha para preencher lacunas no que diz respeito à diversidade. É ela que garante o impacto do conhecimento livre sistematizado neste esforço coletivo. Nesse sentido, considerar a ampla gama de aspectos que constituem (e incluem) pessoas no horizonte da diversidade é uma ideia que se converte em ação de alto impacto nas iniciativas que atingem a enciclopédia digital mais visitada do mundo.
Sabe-se que, entre as diferenças que compõem a sociedade, experimenta-se, pessoal e socialmente, condições atreladas à sexualidade, as variabilidades corporais e intelectuais e, sobretudo, afetadas por diferenças geográficas (locais e regionais, em sentido amplo). Tendo como marco o Dia do Nordestino, comemorado em 08 de outubro, o Mais Diversidade em Teoria da História na Wiki, em 2024, pretende criar um palco aberto para a visibilidade de conhecimentos que resultam de corpos, subjetividades e espacialidades diferentes e dissidentes.
Considerando as preocupações do evento, a edição de 2024 do Mais Diversidade decidiu homenagear três intelectuais cujas trajetórias consideramos inspiradoras. Na ordem em que elas aparecem no banner no alto desta página, nossas pessoas homenageadas são: Leilane Assunção (1981-2018), historiadora e ativista brasileira, doutora em Ciências Sociais, considerada uma das primeiras professoras universitárias transexuais no Brasil, que faleceu precocemente, mas deixou um legado, sobretudo, na UFRN e em seu estado de origem, o Rio Grande do Norte. Manoel Luiz Lima Salgado Guimarães (1952-2010), historiador com formação no Brasil, na Alemanha e na França, professor da UFRJ e da UERJ, foi presidente da Associação Nacional de História (ANPUH), entre 2007 e 2009, referência fundamental para a consolidação da área de Teoria e História da Historiografia; e João W. Nery, psicólogo, escritor e ativista LGBT+, primeiro homem trans a realizar a cirurgia de redesignação sexual, no Brasil, em 1977.
Todas as atividades deste evento são gratuitas e conferem certificado de extensão emitido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É obrigatório possuir uma conta nos projetos Wikimedia para realizar a inscrição, que deve ser informado em campo próprio. Caso ainda não possua, crie uma em menos de um minuto aqui. As edições serão monitoradas e contabilizadas através da ferramenta Programs & Events Dashboard para fins de avaliação do evento.
👉👉👉 Se você precisa de algum tipo de assistência para participar do evento, podemos ajudar com isso! Entre em contato conosco preenchendo este formulário.
Atividades
Webinar No dia 01 de outubro, às 18h30 Saiba mais | Concurso de Edição Online Entre 11 de outubro e 11 de novembro Saiba mais | Oficinas virtuais Entre os dia 03 a 10 de outubro Saiba mais | Editatona presencial No dia 08 de outubro, na UFRN Saiba mais |
Conheça outras iniciativas
Homo- und Bisexualität: portal da Wikipédia em alemão sobre homossexualidade e bissexualidade.
LGBT: portal da Wikipédia em português sobre as orientações sexuais minoritárias e manifestações de identidades de gênero diferentes daquelas expressas pela maioria das pessoas.
LGBT Association: organização da Wikipédia em chinês que promove apoio mútuo, encorajamento e cooperação entre os wikipedistas LGBT e promove a igualdade de todas as orientações sexuais para os editores chineses da Wikipédia.
Projet LGBT: projeto da Wikipédia em francês destinado a coordenar o aprimoramento de artigos relacionados à comunidade LGBTI+ e grupos minoritários no que diz respeito à sexualidade e às identidades de gênero.
Transgender, Transsexualität und Geschlechtervielfalt: portal da Wikiapédia em alemão sobre transgeneridade, transsexualidade e diversidade de gênero.
Whose Knowledge?: campanha global que centraliza o conhecimento de comunidades marginalizadas online, inclusive em projetos da Wikimedia.
Wiki Editoras LX: grupo aberto e informal de editoras da Wikipédia em português.
Wiki Loves Pride: campanha global com o objetivo de expandir e melhorar o conteúdo relacionado à comunidade LGBT em vários projetos da Wikimedia.
Wikimedia LGBT+: grupo de usuários global e interseccional que promove o desenvolvimento de conteúdo em projetos da Wikimedia que sejam de interesse das comunidades LGBT+.
Wikipedia for Peace: movimento com o objetivo de fortalecer a paz e a justiça social em projetos da Wikimedia com foco em LGBT+ e edição de eventos queer.
WikiProject LGBT: projeto comunitário com o objetivo de melhorar o conteúdo relacionado a comunidade LGBT no Wikidata.
WikiProject LGBT studies: grupo de editores da Wikipédia em inglês que visa melhorar a cobertura de artigos sobre lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros (LGBT) e tópicos de estudos queer.
WikiProject LGBT studies: grupo de editores da Wikipédia em persa que visa melhorar a cobertura de artigos sobre lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros (LGBT) e tópicos de estudos queer.
WikiProjeto Estudos LGBT: grupo de editores da Wikipédia em português que visa melhorar a cobertura de artigos sobre lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros (LGBT) e tópicos de estudos queer.
Wikiproyecto LGBT: grupo de editores da Wikipédia em espanhol que buscam aumentar a qualidade e o alcance dos artigos da Wikipédia relacionados a questões LGBT e queer.
Notas
- ↑ Andersson, John (28 de agosto de 2017). «Declaration of commitment – Wikimedia Diversity Conference 2017» (PDF). Consultado em 20 de fevereiro de 2024
- ↑ «Wikimedia Diversity Conference 2017 – Meta». MetaWiki (em inglês). Consultado em 20 de fevereiro de 2024
- ↑ «Ranking dos Sites Principais – Sites mais visistados do mundo». SimilarWeb. 1 de fevereiro de 2024. Consultado em 20 de fevereiro de 2024