“Wikipédia em chave de gêneros” 3ª edição

O minicurso Wikipédia em chave de gêneros acontece entre 13 de agosto e 20 de setembro em formato virtual e assíncrono. Ele tem por objetivo refletir sobre as lacunas de gênero e sexualidade na Wikipédia, no Wikidata, no Wikimedia Commons e contribuir para o fechamento dessas lacunas através da implementação de uma atividade presencial, online ou híbrida.

O minicurso está dividido em quatro módulos na plataforma Moodle e tem carga horária total de 30 horas.

Não é preciso saber editar ou ter conhecimento no assunto para participar desta atividade. Venha construir um mundo melhor: inscreva-se até 02 de agosto. Todas as pessoas que se inscreverem no evento e optarem pela participação no minicurso deverão fazer uma pequena doação de R$10,00 para a entidade de apoio às populações vulneráveis Instituto Arco-Íris

Ministrantes do minicurso

Ao longo de todo o minicurso, as pessoas participantes contarão com o auxílio dos ministrantes Aly BrennerMiréia Figueiredo e Muriel Custodio dos Passos, que possuem experiência na implementação de atividades com a Wikipédia, o Wikidata e Wikimedia Commons. Eles fornecerão feedback sobre as atividades realizadas e estarão disponíveis para esclarecer dúvidas sobre o conteúdo do minicurso.

Aly criou sua conta na Wikipédia para conseguir participar do Mais Teoria da História na Wiki em 2022. Nesta época, estava editando um verbete, como trabalho final, para uma disciplina da graduação em História que cursava. Desde então, ela utiliza a Wiki como um espaço de divulgação científica, descolonização do saber e das línguas e acredita que seja um ótimo lugar para pensar sobre o ensino de história. Atualmente é mestranda em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Miréia Figueiredo é jornalista e historiadora em formação. Edita nas plataformas Wiki desde 2018. Durante os anos da pandemia de COVID-19 contribuiu para o desenvolvimento de um curso de Introdução ao Jornalismo Científico na Wikiversidade. Membra voluntária do Wiki Movimento Brasil e do WikiMulheres+ advoga pelo conhecimento livre e por uma internet mais colaborativa.

Muriel Custodio cursa o mestrado em História na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pesquisando a Historiografia Brasileira Contemporânea a partir de referenciais da História da Historiografia e da História do Tempo Presente. Atualmente leciona a disciplina História na Escola Básica Municipal Osvaldo Machado da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Cronograma

DataAtividadeHorárioLocal
30 de julho de 2024Encontro síncrono de boas-vindas e explicação da dinâmica do curso15h (BRT)Google Meet
30 de julho a 06 de agosto de 2024Leitura e realização das atividades do Módulo 1 “Wikipédia e cultura livre”AssíncronoMoodle
06 a 13 de agosto de 2024Leitura e realização das atividades do Módulo 2 “O curioso universo Wikimedia”AssíncronoMoodle
22 de agosto de 2024Webinar com Ilana Peliciari (UFTM)15h (BRT)Google Meet
13 a 20 de agosto de 2024Leitura e realização das atividades do Módulo 3 “Wikimedia Commons e a representação de mulheres e pessoas LGBTQIAP+”AssíncronoMoodle
20 a 27 de agosto de 2024Leitura e realização das atividades do Módulo 4 “Wikipédia, Wikidata e a linguagem não sexista”AssíncronoMoodle
03 de setembro de 2024Encontro síncrono de apresentação de projetos desenvolvidos ao longo do minicurso15h (BRT)Google Meet

Conheça os módulos

Módulo 1 “Wikipédia e cultura livre”

Este módulo introduz os conceitos de cultura livre e conhecimento aberto, destacando o androcentrismo como viés na construção do conhecimento, especialmente na Wikipédia. Explora a desigualdade de gênero na história do pensamento ocidental e seu reflexo na Wikipédia, incentivando a reflexão crítica e a participação ativa na redução dessas disparidades.

Módulo 2 “O curioso universo Wikimedia”

Este módulo apresenta os diversos projetos Wikimedia, focando na Wikipédia e seus cinco pilares. Discute a relevância enciclopédica e a escassez de fontes como desafios na eliminação da lacuna de gênero, e explora os diferentes espaços da enciclopédia, como artigos, páginas de discussão e categorias, além de abordar a wikificação.

Módulo 3 “Wikimedia Commons e a representação de mulheres e pessoas LGBTQIAP+”

Focado na representação visual, este módulo analisa como mulheres e pessoas LGBTQIAP+ são retratadas no Wikimedia Commons. Discute a importância de criar imagens não sexistas e não discriminatórias, utilizando uma perspectiva antirracista para identificar e combater estereótipos visuais na enciclopédia.

Módulo 4 “Wikipédia, Wikidata e a linguagem não sexista”

Este módulo aborda o uso da linguagem na Wikipédia, examinando o sexismo e o androcentrismo. Discute estratégias para uma linguagem não sexista e a importância do Wikidata como uma alternativa para preservar dados sobre grupos sub-representados, auxiliando na mitigação de vieses através de dados estruturados reutilizáveis.

Financiamento

Parceria

Apoio