Aly Brenner

Aly Brenner começou a editar na Wikipédia em 2022 para participar do projeto Mais Teoria da História, ao mesmo tempo em que editava um verbete para um trabalho final de graduação. Atualmente, é mestranda em História na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

 
Ana Carla Ribeiro

Ana Carla é wikimedista desde 2019 e dentro do Projeto Mais Teoria da História na Wiki é Assistente de Recursos Wiki. É doutoranda em Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá e também co-criada do Projeto HumanData.

Ana Farion

Graduanda em História na Universidade Federal de Santa Catarina. Interessada na representatividade feminina e LGBTQIA+ dentro dos projetos Wiki. É Assistente em Marketing e Mídia Digital do Projeto Mais+.

Anita Lucchesi

Anita Lucchesi é historiadora e pesquisadora na Casa de Oswaldo Cruz, onde coordena podcasts de divulgação científica. Doutora em História, atua com história digital e pública, é co-investigadora do software Tropy e docente colaboradora na área de Educação na Universidade Federal de Sergipe. É sócia-fundadora da Arka.la, especializado em pesquisa e desenvolvimento para instituições de memória e coleções particulares. Atuou como coordenadora executiva do Wikiconcurso Mais Diversidade em Teoria da História na Wiki 2025.

Breno Mendes

Breno Mendes é o coordenador executivo da editatona Mais Negritudes em Teoria da História na Wiki. É professor adjunto da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás, onde é também professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UFG) e do Programa Profissional em Ensino de História (Profhistória/UFG).

Camila Hasckel

Graduanda na Universidade Federal de Santa Catarina. Interessada na área de História Contemporânea e entusiasta em contribuir com a História Pública. Atua como Assistente de Treinamento e Desenvolvimento do Projeto Mais+.

Danielly Figueredo

Graduanda em História na Universidade Federal de Santa Catarina, mas com um pezinho em Portugal. Que fixe! Wikimedista registrada desde 2017 e autorrevisora. Atua como Coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento do Projeto Mais+.

Fábio Azevedo

Professor no Departamento de Matemática Pura e Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Editor da Wikipédia desde 2007, tem atuado no projeto educacional desde 2012 como embaixador e professor. Já usou a Wikipédia em sala de aula em disciplinas da graduação e pós-graduação dos cursos de engenharia. Auxiliou no minicurso virtual Wikipédia para professores universitários (3ª edição).

Flávia Florentino Varella

Professora adjunta de Teoria da História na Universidade Federal de Santa Catarina. Wikimedista registrada desde 2015 e autorrevisora. Faz questão de passar o “vício wikipedista” adiante. É a Coordenadora Geral.

Gabriella Almeida

Graduanda em História na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Gabrielle Noacco

Mestranda em História na UFMG, onde também se graduou. Possui especialização em “Metodologias Ativas para Educação” pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pesquisa temas relacionados à História Moderna, com foco nas peças teatrais de Aphra Behn e no pensamento libertino no século XVII. Atualmente, é professora de História da rede básica no ensino privado. Em 2025, é a Assistente da Coordenação de Webinários do Projeto Mais+.

Guilherme Bianchi

Guilherme Bianchi Moreira é o coordenador executivo do Ciclo de Oficinas Mais Povos Originários em Teoria da História na Wiki 2025. É professor-doutor do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), na área de História Indígena. Possui doutorado em História pela UFOP, pós-doutorado pelo MECILA (Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America) e mestrado pela UFPR. Desenvolve estudos na área de história indígena, teoria da história e história intelectual.

Ilana Peliciari Rocha

Professora do curso de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com formação em História e Pedagogia, além de Mestrado e Doutorado em História Econômica pela USP. Foi coordenadora do curso de História e do núcleo de História do PIBID na UFTM. Autora do livro Escravos da Nação, desenvolve projetos de extensão com a Wikipédia, explorando seu potencial educativo. Auxiliou no minicurso virtual Wikipédia para professores universitários (3ª edição).

João Paulo Mota

Mestrando em Arquitetura e Urbanismo, Graduando em História na Universidade Federal de Santa Catarina. Interessado em Teoria da História, História da Urbanizaçao, Idade Moderna e História Pública. Entusiasta das artes gráficas. Um olho na prancheta, outro nas fontes históricas. É o Assistente de Marketing e Mídia Digital.

Juliana Barreto Farias

Juliana Barreto Farias é professora Adjunta na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) – Campus dos Malês/BA, onde atua nos cursos de Licenciatura em História e Bacharelado em Humanidades. Também integra o Programa de Mestrado em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É a coordenadora executiva do evento Mais Pretas em Teoria da História na Wiki 2025.

Marcello Assunção

Marcello Felisberto Morais de Assunção é o coordenador executivo do Ciclo de Oficinas Mais Negritudes em Teoria da História na Wiki 2025. É professor Adjunto de Educação das Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Maria Emília Vasconcellos

Maria Emília Vasconcelos é graduada em História pela UFPE (2004), mestre em História pela mesma instituição (2007) e doutora em História Social da Cultura pela Unicamp (2014). Atualmente, é docente no Departamento de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Mateus Rezende

Mateus Andrade é professor do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também atua como pesquisador no Laboratório de Patrimônios Culturais (LAPA) e diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA). Auxiliou no minicurso virtual Wikipédia para professores universitários (3ª edição).

Muriel Custódio

Muriel Custodio dos Passos cursa o mestrado em História pela UDESC, onde pesquisa Historiografia Brasileira Contemporânea com bolsa CAPES. Em conjunto com outras parcerias, organizou a Caminhada Fotográfica para a diversidade de gênero no Wikimedia Commons e ministrou o Minicurso Wikipédia em Chave de Gêneros, ambos em 2024.

Miréia Figueiredo

Miréia Figueiredo é jornalista e historiadora. Desde 2018, realiza edições nas plataformas Wiki. Durante a pandemia de COVID-19, contribuiu para o desenvolvimento de um curso de Introdução ao Jornalismo Científico na Wikiversidade. Membra voluntária do Wiki Movimento Brasil e do WikiMulheres+, é defensora do conhecimento livre e da internet colaborativa.

Natália Fraga de Oliveira

É doutoranda em História pela UFOP e professora de história na Escola Estadual Floriano Witt na zona rural de Resplendor, MG. Editora da Wikipédia desde 2024, tem atuado no desenvolvimento de projeto educacional na Educação Básica. Já usou o Wikidata em projeto para reduzir as lacunas de gêneros e trabalhar as relações étnico-raciais com estudantes da Educação Básica. Auxiliou no minicurso virtual Wikipédia em chave de gêneros (4ª edição)

Rafael Ghidini

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Wikimedista desde 2014, atua principalmente nos bastidores entre robôs, biografias e xícaras de café vazias. Rafael atua como Coordenador de Recursos Wiki do Projeto Mais+.

Ronald Canabarro

Ronald Canabarro é doutor em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas – CPDOC – FGV, Técnico em Assuntos Educacionais, atuando como Diretor Adjunto de Extensão no NRTV – UFRJ, coordenador e criador do projeto História Transviada – Historiografia das Dissidências Sexuais e Desobediências de Gênero no Brasil. Foi coordenador executivo do Wikiconcurso Mais Diversidade em Teoria na Wiki 2025.

Sarah Marcelino

Sarah Pereira Marcelino da Silva é graduada em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Projeto Mais Teoria da História em 2022 e 2025, atualmente é Coordenadora de Treinamento e Capacitação.

Sarah Tolfo

Faz parte da equipe de Marketing e Mídia Digital do Projeto Mais+.

Stela Madruga

Bibliotecária e entusiasta da cultura livre, atua no movimento wiki pela democratização do conhecimento. Na Wikimedia desde 2018, edita principalmente na Wikidata e Wikipédia, com foco em educação, literatura, biografias e gênero. Lidera iniciativas como o projeto GLAM-Wiki no IME-USP e a campanha Cada Livro Seu Público, além de ser membra voluntária na Wikimedia Brasil. É formada em Biblioteconomia pela UDESC e mestra em Ciência da Informação pela ECA-USP. Foi ministrante do minicurso virtual Wikipédia em chave de gêneros (4ªedição).

Sônia Menezes

Sônia Meneses é a coordenadora executiva do evento Mais Mulheres em Teoria da História na Wiki 2025. Há quase 20 anos, pesquisa as relações entre História e mídia, com foco na imprensa, ditaduras, negacionismo e ensino de História. É professora associada da URCA, onde coordena o TEIA – Núcleo de Produção Audiovisual e Memória.

Vicente Detoni

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Se interessa especialmente pela forma como os projetos Wiki se apresentam como um espaço de atuação na área das Humanidades Digitais. Vicente atua como Assistente de Recursos de Wiki do Projeto Mais+.

Walkiria Oliveira Silva

Walkiria Oliveira Silva é a coordenadora executiva do do Webinário Mais Povos Originários em Teoria da História na Wiki 2025. Professora na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), é doutora pela Universidade de Brasília (UnB), com período de estágio na Ruhr- Universität Bochum.