Editatona Mais Negritude em Teoria da História na Wiki

O Projeto Mais Teoria da História na Wiki convida toda a comunidade historiadora, e toda a comunidade interessada, para o Mais Negritudes em Teoria da História na Wiki, um evento colaborativo que visa ampliar e qualificar o conhecimento disponível na Wikipédia, reforçando o compromisso com uma produção historiográfica crítica, plural e antirracista ao colocar o foco na presença e na contribuição intelectual de pessoas negras na Teoria da História e nas ciências humanas.

Diante das persistentes desigualdades e assimetrias no campo acadêmico e da invisibilização histórica de pessoas intelectuais negras, editar verbetes na Wikipédia torna-se um gesto, simultaneamente, historiográfico, ético-político e didático. Trata-se de um esforço coletivo em busca de reparação histórica, correção de injustiças epistêmicas e valorização de saberes que foram, via de regra silenciados ou marginalizados nos cânones tradicionais. A Wikipédia, enquanto espaço de construção colaborativa do conhecimento e autoria compartilhada, permite intervenções que busquem romper, de algum modo, com essas exclusões e fortalecer a diversidade cultural. 

Ao reunir pesquisadoras/es, estudantes, docentes e a comunidade wikimedista, o evento Mais Negritudes em Teoria da História na Wiki se configura como um espaço formativo e de resistência, no qual contribuímos para a difusão de perspectivas historiográficas que dialogam com questões de raça, colonialidade, memória e justiça social. Nesta edição, o evento homenageia dois intelectuais que marcaram profundamente o pensamento histórico e social no Brasil:

  • Beatriz Nascimento (1942–1995) – Historiadora, ativista e poeta, foi uma das grandes pensadoras da negritude no Brasil, com contribuições pioneiras sobre quilombos, identidade negra e memória afro-brasileira. Sua obra articula história, militância e pensamento crítico, e permanece fundamental para as demandas contemporâneas de reconhecimento.
  • Clóvis Moura (1925–2003) – Sociólogo, historiador e jornalista, desenvolveu uma interpretação da história brasileira, centrada na resistência negra e na luta de classes. Foi membro do Partido Comunista Desenvolveu o conceito de “quilombagem” como categoria central para compreender as estratégias de autonomia e insurgência da população negra ao longo da história do Brasil. Desse modo, Moura oferece um contraponto ao mito da passividade do negro.

Todas as pessoas inscritas no evento Mais Negritudes deverão fazer uma doação simbólica de R$10,00 para o Orum Aiyê Quilombo Cultural, um espaço cultural de resistência afrocentrada em Goiânia para a realização de aulas, eventos e exposições artísticas.

Inscrições encerradas. 

Local

A Maratona de Edição Mais Negritudes em Teoria da História na Wiki será realizada no dia 30 de setembro de 2025, na Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Programação

  • 11:00 – Credenciamento e comidinhas.
  • 11:30 – Boas-vindas e apresentações.
  • 12:00 – Capacitação para editar na Wikipédia.
  • 12:40 – Edição de artigos, com suporte dos facilitadores.
  • 14:40 – Coffee break.
  • 15:00 – Edição de artigos, com suporte das pessoas facilitadoras.
  • 16:30 – Confraternização e reflexão sobre a tarde de edições.

O que é uma editatona?

A palavra editatona surge da união entre as palavras edição e maratona, significando uma maratona de edição na Wikipédia. Neste dia, editaremos verbetes da Wikipédia para visibilizar conhecimentos que resultam de corpos, subjetividades e espacialidades diferentes e dissidentes. Forneceremos uma lista prévia que ficará nesta página, mas você também pode levar as suas ideias

Nunca editou na Wikipédia? Não se preocupe! A maratona de edição conta com a realização de um treinamento técnico rápido para quem ainda não possui experiência na plataforma e uma equipe de pessoas facilitadoras experientes, que vão tirar suas dúvidas e auxiliar em suas edições.

Fotografia da Editatona do Evento Mais Mulheres em Teoria da História 2024

Coordenação Executiva

Breno Mendes é o coordenador executivo da editatona Mais Negritudes em Teoria da História na Wiki. É professor adjunto da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás, onde é também professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UFG) e do Programa Profissional em Ensino de História (Profhistória/UFG). Tem experiência nas áreas de Teoria e Filosofia da História e Ensino de História. É um dos editores executivos da revista História da Historiografia e faz parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH)

Ana Vitória Farion é graduanda em História (Licenciatura e Bacharelado) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Como integrante do Projeto Mais Teoria da História na Wiki desde 2022, participou de quatro maratonas de edição presencial – Editatonas – além de duas oficinas de edição na Wikipédia em eventos ligados à História, Teoria da História e Historiografia. Em 2025, é a Assistente da Coordenação de Editatonas do Mais+.

Facilitação

Jennyfer Lorraine do Carmo Pereira é mestranda em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Participa de pesquisas e projetos com foco em Histórias Sensíveis, Didática da História e Memória

Karolinne Carvalho é estudante de História pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e bolsista do CNPq através de um projeto de iniciação cientifica pelo PIBIC. Desenvolve pesquisas na área do Ensino de História, com foco na possibilidade de tratar assuntos sensíveis em sala de aula e no uso da hermenêutica como abordagem teórica.

João Carlos Alves Pereira é licenciado em História pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisa na área de Teoria e Ensino de História com ênfase na Formação Histórica em Livros e Materiais Didáticos.

Lucas Ferreira Alves da Cruz é graduando em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisa escravidão brasileira no século XIX a partir de anúncios de jornais. Tem interesse em Teoria e Filosofia da História, História da Historiografia, Ensino de História e História do Brasil.

Administrador

Little Sunshine, ou Bruno, edita a Wikipédia desde outubro de 2021 e tornou-se administrador em janeiro de 2025. Atua principalmente em questões técnicas e no combate ao vandalismo, além de traduzir e criar artigos sobre música, arte, eventos atuais e pessoas sub-representadas.

Durante as editatonas, administradores – colaboradores reconhecidos por sua atuação na comunidade wikimedista, e que possuem acesso a um conjunto de ferramentas normalmente indisponíveis para a maioria dos editores – oferecem suporte (online ou presencial) às atividades da maratona de edição, assegurando que o evento transcorra sem complicações.