Editatona Mais Negritude em Teoria da História na Wiki

Diante das persistentes desigualdades e assimetrias no campo acadêmico e da invisibilização histórica de intelectuais negras/os/es, editar verbetes na Wikipédia torna-se um gesto, simultaneamente, historiográfico, ético-político e didático. Trata-se de um esforço coletivo em busca de reparação histórica, correção de injustiças epistêmicas e valorização de saberes que foram, via de regra silenciados ou marginalizados nos cânones tradicionais. A Wikipédia, enquanto espaço de construção colaborativa do conhecimento e autoria compartilhada, permite intervenções que busquem romper, de algum modo, com essas exclusões e fortalecer a diversidade cultural. Ao reunir pesquisadoras/es, estudantes, docentes e a comunidade wikimedista, o evento Mais Negritudes em Teoria da História na Wiki se configura como um espaço formativo e de resistência, no qual contribuímos para a difusão de perspectivas historiográficas que dialogam com questões de raça, colonialidade, memória e justiça social. Nesta edição, o evento homenageia dois intelectuais que marcaram profundamente o pensamento histórico e social no Brasil:

  • Beatriz Nascimento (1942–1995) – Historiadora, ativista e poeta, foi uma das grandes pensadoras da negritude no Brasil, com contribuições pioneiras sobre quilombos, identidade negra e memória afro-brasileira. Sua obra articula história, militância e pensamento crítico, e permanece fundamental para as demandas contemporâneas de reconhecimento.
  • Clóvis Moura (1925–2003) – Sociólogo, historiador e jornalista, desenvolveu uma interpretação da história brasileira, centrada na resistência negra e na luta de classes. Foi membro do Partido Comunista Desenvolveu o conceito de “quilombagem” como categoria central para compreender as estratégias de autonomia e insurgência da população negra ao longo da história do Brasil. Desse modo, Moura oferece um contraponto ao mito da passividade do negro.

O Mais Negritudes é um evento colaborativo que visa ampliar e qualificar o conhecimento disponível na Wikipédia, reforçando o compromisso com uma produção historiográfica crítica, plural e antirracista. Convidamos a comunidade historiadora, e toda a comunidade interessada, a colocar o foco na presença e na contribuição intelectual de pessoas negras na Teoria da História e nas ciências humanas.

Inscrições em breve. 

Local

A Maratona de Edição Mais Negritudes em Teoria da História na Wiki será realizada no dia 16 de setembro de 2025, na Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento é aberto a todas as pessoas interessadas, independentemente de terem experiência prévia com edição na Wikipédia, e tem como foco promover a inclusão de autoras/es negras/os/es e temática racial no campo da Teoria da História.

Programação

Em breve mais informações!

O que é uma editatona?

A palavra editatona surge da união entre as palavras edição e maratona, significando uma maratona de edição na Wikipédia. Neste dia, editaremos verbetes da Wikipédia para visibilizar conhecimentos que resultam de corpos, subjetividades e espacialidades diferentes e dissidentes. Forneceremos uma lista prévia que ficará nesta página, mas você também pode levar as suas ideias

Nunca editou na Wikipédia? Não se preocupe! A maratona de edição conta com a realização de um treinamento técnico rápido para quem ainda não possui experiência na plataforma e uma equipe de pessoas facilitadoras experientes, que vão tirar suas dúvidas e auxiliar em suas edições.

Fotografia da Editatona do Evento Mais Mulheres em Teoria da História 2024

Coordenação Executiva

Em breve mais informações!

Facilitadores

Em breve mais informações!